Esta é uma versão arquivada/estática do antigo Blog do André. Isso significa que todo o conteúdo aqui presente não irá ser atualizado, e pode conter erros. Algumas funcionalidades poderão não estar disponíveis nesta versão arquivada.
31
Ago 2009

Casal português processa Google

Esta notícia já se passou há uns dias, mas não pude coloca-lá mais cedo. Ainda assim cá vai: parece que um casal português não gostou de ser fotografado pelo já visto Google Street View, e solicitou ao Google que retirasse as fotografias em questão. Não satisfeito, este casal quer ainda uma indemnização de 200 mil euros.

Um casal português foi fotografado pelo serviço «Street View» da Google Maps e não gostou. Agora prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a empresa e pede uma indemnização civil que deverá rondar os 200 mil euros. Esta é a primeira acção conhecida em Portugal contra a Google. A empresa, contactada pelo tvi24.pt, sublinha que qualquer imagem «inapropriada» pode ser retirada. (…)

As imagens foram recolhidas na rua António Lopes Ribeiro e é possível verificar que a mulher está precisamente a apontar para o carro que tira a imagem e que tem apenas um desfoque ligeiro. Já o homem que a acompanha tem o rosto totalmente desfocado. «O meu desagrado é total. Vai contra os meus princípios ser exposta desta maneira», explicou ao tvi24.pta ofendida que solicitou o anonimato, uma vez que não pretende aumentar a exposição pública a que já foi sujeita.

Notícia completa: Casal português processa Google > Sociedade > TVI24

Na minha opinião, compreendo em parte a indignação do casal e o direito de ver removidas as fotografias em causa. O que me intriga é o facto do gesto da mulher, aparentemente descontraída a olhar para o carro (que até apontou) e agora este pedido de indemnização em dinheiro… Honestamente, acho que o dinheiro não vai ajudar a corrigir o problema, e mais me parece uma forma de “sacar” uns trocos.

Não consegui saber se o Google realmente pagou ou não este montante. Também de acordo com a notícia, o Google possui todas as licenças e autorização para recolher imagens das ruas. E claro, é impossível e impensável perguntar a todos os que aparecem nas fotografias se autorizam ou não a captura de imagem.

O que acham? Concordam que o Google sejam forçado a pagar a indemnização?

Gostou deste artigo?

Facebook Twitter Google Plus Delicious

10 Comentários

 

  • Gravatar de Scorch

    Scorch

    31/08/2009 @ 23:07

    Eu não concordo que a Google tenha de pagar a indemnização.
    Acho que o casal diz à Google para tirar aquelas fotografias, e caso encerrado.

  • Gravatar de André

    André

    1/09/2009 @ 11:12

    Scorch, bem vindo ao meu blog ;)

    Eu também concordo que assim seja, aliás, do que me lembro da notícia quando a vi na TVI, a Google removeu de imediato as imagens, mas parece que esse casal quer mesmo levar o caso à frente…

  • Gravatar de nuno costa

    nuno costa

    1/09/2009 @ 21:53

    E acho que fazem muito bem!

    Para mim é uma invasão muito grande poderes ser exposto desta forma, imagina que em vez de ser um casal era alguém que não o cônjuge, como seria ?

    Não tenho nada contra esse serviço da google, mas no mínimo deviam tornar as pessoas irreconhecíveis, até porque, apesar de estarem num local publico, é proibido fotografar pessoas em especifico, apenas podes apanhar a panorâmica do local

    Não é à toa que os radares da policia apenas mostram a matricula, não consegues ver quem vai dentro do carro

  • Gravatar de Scorch

    Scorch

    1/09/2009 @ 21:53

    Mas é como tu dizes, uma indemnização de 200 mil euros, se a Google tivesse de indemnizar todas as pessoas que por acaso apareciam no Google Street View e não queriam lá estar, ia à falência. É que é mesmo para se aproveitarem da situação e ganharem dinheiro, que nem sequer é pouco. Processam a Google que por acaso é conhecida mas não processam os milhares de webmasters e bloggers que colocam fotografias no seu site e por acaso pode conter essa pessoa. Era absurdo que o fizesse, o máximo que podia exigir era que a fotografia fosse retirada. Mas não processam porque sabem que esses detentores de sites não têm tanto dinheiro como a Google e não lhes compensaria tal coisa. Ao fim e ao cabo, é uma maneira, como tu disses-te, de ganhar dinheiro à custa da Google.

    Nuno Costa, mas a própria Google tem um algoritmo que desfoca as caras das pessoas de modo a torna-las irreconheciveis. Até porque o objectivo não é fotografar “pessoas em específico” mas sim o panorâma da rua, já para não falar de que a Google se disponibilizou e retirou prontamente a fotografia.

  • Gravatar de André

    André

    2/09/2009 @ 11:16

    Nuno, sê bem-vindo ao meu cantinho ;)

    Eu concordo com o que diz o Scorch, tal como disse no post em cima. O casal tem todo o direito de ver a sua privacidade protegida, e tem direito a apagar essa fotografia, coisa que o Google fez, segundo a notícia da TVI.

    Agora, pedir os 200 mil euros, não me parece, de todo, que vá ajudar. Tal como o Scorch pensa, também tenho a opinião que o casal se está a aproveitar da situação para ganhar “dinheiro fácil”.

  • Gravatar de nuno costa

    nuno costa

    4/09/2009 @ 17:48

    O problema dos automatismos é que não são 100% fiáveis, há sempre casos limites em que eles falham, foi isso que aconteceu.

    O valor da indemnização parece-me ser um valor correcto pois eventualmente fará a Google reanalisar o algoritmo ou implementar medidas para que isto não aconteça novamente.

    Se pedissem 50 ou 100 euros muito provavelmente a Google nem se importava em rever os seu processos.

    É evidente que se estão a aproveitar, mas a meu ver, isso não lhes tira a razão.

    A cara da senhora era identificável.

    Agora deixo-vos aqui a questão, qual o valor que acham justo receberem para terem a vossa privacidade invadia ?

  • Gravatar de Scorch

    Scorch

    4/09/2009 @ 22:55

    Ora. Então pensa bem. Quando as pessoas aparecem na televisão por acaso, quando estes estão a fazer uma reportagem qualquer, achas que lhes pedem uma indemnização? Não! E não te esqueças que praticamente todos os canais de televisão colocam nos seus sites os Jornais, ou seja, a pessoa fica exposta num VÍDEO, não numa mera fotografia a apontar para o carro da Google, onde pode estar por exemplo a entrar em casa. As televisões desfocam as caras das pessoas que passam nas ruas? Não! E tenho a certeza de que a mulher não se importaria de aparecer na televisão, se as circunstâncias fossem outras.

  • Gravatar de André

    André

    5/09/2009 @ 13:01

    Eu, da minha opinião, ficava-me apenas pelo processo contra essa pessoa/instituição, sem pedir indemnizações. Não acho, de todo, que vá ajudar em algo a não ser tornar os bolsos “mais pesados”, como tenho vindo a dizer…

  • Gravatar de Sérgio Ribeiro

    Sérgio Ribeiro

    26/10/2009 @ 14:05

    Se “vai contra os seus princípios ser exposta daquela maneira” que fique em casa com os pézinhos de molho.
    Criou mais exposição com o recurso aos media para divulgar uma parvoíce destas do que a que alguma vez teria com o Street View.
    É claramente uma tentativa de sacar dinheiro. Não chega desfigurar a cara? Os 200mil vão devolver-lhe o anonimato? (pelo contrário, ainda cria mais exposição: “a gaja que ganhou 100mil eur com um processo”)
    Se for preciso tem o perfil do Hi5 minado, mas como a Google é grande, tenta-se chuchar…

  • Gravatar de André

    André

    28/10/2009 @ 18:14

    Boas Ribeiro, bem-vindo ao meu cantinho ;)

    É esse também o meu ponto de vista, acho que a indemnização não vai adiantar muito mais que um peso nos bolsos dos visados…

    Obrigado pela opinião.